Froidz Games

sexta-feira, 20 de março de 2009

Iniciando dos pontos

Você já deve ter visto aqueles modelos 3D maravilhosos, de pessoas,
carros, e diversas coisas super realistas, e se perguntava:

"Com qual polígono o autor do modelo começou este modelo?"

Bom, geralmente, não se usam polígonos para iniciar um modelo desses,
estes modelos são iniciados de um ponto.

É exatamente isso que irei ensinar nesse tutorial, como modelar um dos
lados de uma cadeira, apenas para mostrar como funciona este esquema,
os outros lados, você mesmo faz com o que aprendeu nesse tutorial.
Mas talvez lhe venha a pergunta:

"Porque começar de um ponto, se existem polígonos para isso?"

Muito simples, nem sempre os polígonos são a melhor solução, pois
muitas vezes você pode se atrapalhar, a única coisa que irá dificultar
nesse esquema, é que a todo momento, você deverá girar seu modelo, ou
mudar de câmera, para ver seu modelo de outro ângulo, mas não se
preocupe com isso neste tutorial, apenas uma câmera será usada para
facilitar o aprendizado desse esquema.

Bom, vamos lá.

Primeiro, selecione a ferramenta "Linha reta":
Agora, vá criando os pontos, até formar um dos lados da cadeira:
Não tente fechar o trajeto da linha, para isto, clique duas vezes no
"modelo" e então marque a opção "Closed":

Clique em OK, e veja que um dos lados estará completamente feito.
Agora, vá em Build->Extrude..., e deixe as configurações como mostra a
imagem:
Veja meu resultado:
Lendo tutoriais anteriores, você pode conseguir completar a cadeira,
duplicando faces, e ajustando alguns vértices, caso não saiba duplicar
faces, leia o tutorial "Modelando uma bola de futebol".

Espero que tenham gostado,
Valeu! o/

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